Anúncios

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Godus: nem sempre uma promessa se realiza



Hoje iremos falar de um jogo que eu comprei recentemente e me assustou: Godus. A ideia básica do jogo é que você faça o papel de "Deus", guiando, ajudando ou atrapalhando seus seguidores. Ele é uma produção da 22cans, uma produtora do famoso criador de jogos Peter Molyneux. Foi apresentado logo após o fim de um outro jogo seu, o Curiosity, no qual os jogadores tinham de destruir partes de um cubo para descobrir o que havia dentro. O ganhador acabou recebendo o poder de ser o "Deus" definitivo do Godus.

Visão quase que total do jogo: moldar o terreno para construir mais casas, e assim vai pelo jogo inteiro.

A ideia por trás do jogo parecia perfeita. Todo o potencial possível era visto e aclamado por todos, até a liberação do jogo na fase Alpha. A decepção veio aí. Godus, naquele estágio, era nada mais que um simples joguinho de Facebook que não tinha quase nenhum elemento sofisticado de jogabilidade. Só era possível abrir mais e mais espaço para seus seguidores construírem casas, e nada mais. Eles não saíam de casa, não interagiam com você. Para falar a verdade, eles eram bem burros, pois se você usasse um de seus poderes "divinos" (os quais são escassos também, sendo só 2) para destruí-los ou ajudá-los eles não eram influenciados. Com razão, diziam: "é só um jogo alpha, irá melhorar muito ainda". Entendemos. Porém, a 22cans quase não se comunica com seus jogadores, além de que não é possível acessar o fórum oficial do jogo. Três meses se passaram e nenhuma posição oficial. Quem comprou, como eu, se sente enganado, pois foi prometido pelo próprio Peter uma atualização por semana. Por SEMANA!
Sitema Multiplayer: outro fracasso. Por enquanto, você joga contra uma IA burra que não adiciona nenhum desafio.

Conclusão? Quase 80% das avaliações do Steam são negativas. Ninguém recomenda o jogo. E pior, a própria produtora não lança atualizações em 2 meses. Um jogo que tinha tudo para ser um sucesso acabou sendo mais uma vítima das promessas e do alpha, outro problema. Problema? Sim, problema. Quando um jogo recebe fundos demais logo no inicio, perde-se o fator de "vendas". Se todos já tem meu jogo, pra que melhorá-lo rapidamente? Pra que escutar meus clientes se eles já pagaram? São esses tipos de coisa que, na minha opinião, estragaram o Godus. E o preço? R$34,99! Opinião: compre Rust!

Nenhum comentário:

Postar um comentário